01 setembro 2011

Cidadania no transporte público



Uma coisa que tenho observado nos transportes públicos aqui em Bordeaux e região é que quase nunca existe a figura do cobrador dentro dos veículos. E mesmo assim, a maioria quase absoluta dos passageiros circula com a sua passagem paga.




Existe um leitor eletrônico (foto acima) onde o passageiro coloca seu cartão magnético contendo as passagens pagas (pode-se comprar cartão de uma ou 10 passagens). 


Com uma só passagem, é possível circular por quantas conduções forem necessárias para chegar ao destino (ônibus, tram), pelo período de uma hora. Também dá pra usar a mesma passagem pra validar o acesso de mais de um passageiro no mesmo veículo.


Não tem cobrador. Mas, em geral, todos entram e pagam devidamente as suas passagens. Eventualmente, entra a fiscalização. E neste caso, o passageiro tem que ter em mãos o seu ticket (a máquina leitora registra no verso a hora de entrada no veículo). Na falta deste, a multa é severa, mais de 100 euros. 


Existe uma consciência coletiva de que o serviço prestado funciona bem e tem preço justo, e que a colaboração de todos é necessária para manter esse padrão de qualidade. Isso é cidadania. Quero isso pro meu país também, e não aquele gostinho por "tirar vantagem em tudo". Chegaremos lá.

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